sexta-feira, 1 de junho de 2012

Aprendizagem sustentável

Aprendizagem ao longo de toda a vida para a sustentabilidade em um mundo de clima mutável

     A mudança climática é um sintoma de múltiplas crises, inclusive as econômicas e políticas. Os  educadores tem a responsabilidade de desenvolver uma pedagogia que nutra o novo sistema através das habilidades e dos valores e que transmita uma educação que valorize o diálogo, a participação e a aprendizagem através da prática.     
     A aprendizagem é um processo de desenvolvimento que deve continuar durante o ciclo de vida e como consequência, a sustentabilidade não deve ser abordada como um tema à parte, mas deve ser incorporada às práticas de aprendizagem ao longo de toda a vida

5 comentários:

  1. Acrescentamos ainda que o docente deve estimular o alunado a propagar aos seus familiares, amigos , comunidade toda a gama de aprendizado adquirido na escola e ser indicado ao mesmo atitudes para a melhoria do meio ambiente,como um simples ato de não jogar lixo no chão, lavar as mãos sempre (fazendo disso um hábito), assim as informções serão passadas para as outras gerações ( seus filhos, netos etc).

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  2. Muito bacana a discussão postada pelo blog de vocês, principalmente por chamar a atenção para a ideia de que a mudança se dá por toda a vida e por isso é preciso pensar a educação sobre os "temas verdes" ao longo do tempo, envolvendo os diversos aspectos da existência. Um abraço em nome grupo Criança: Bem-Vinda! Do Blog Eco-Educa: Educação Ambiental na Escola, do Projeto Interdisciplinar do Curso de Pedagogia da AVM/UCAM(2012).

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  3. Ouvimos muito falar em mudanças climáticas, aquecimento global, derretimento das calotas polares. Os temas são batidos, mas a verdadeira causa disto tudo não é tão aparente. Os ambientalistas enumeram as causas aparentes, como se dá o processo, as consequências, mas esquecem de ir além e perceber as causas não tão aparentes. O principal ator de tudo o que vem ocorrendo é o fator social. Como uma família socialmente prejudicada poderá pensar em meio-ambiente? Certamente sua principal reflexão é a de como sobreviver.
    Somente conseguiremos resultados sólidos na questão ambiental quando começarmos a pensar na questão social. O resto é meramente paleativo.

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  4. Os educadores podem aproveitar a participação das famílias na vida escolar de seus filhos, e conscientizá-los da importância de valorizar e perpetuar atitudes sustentáveis em casa, com o objetivo de que o aluno entenda que essas ações de preservação se aplicam em qualquer lugar e não apenas na realização de projetos escolares.

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  5. O tema abordado pelo grupo vem confirmar que tudo depende da educação. As pessoas preciam ser educadas para o trânsito, para o convívio social, para o cuidado com o meio ambiente...
    Mais uma vez, cabe a nós educadores buscarmos suporte para difundir essa questão primordial para o nosso planeta.

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